Hosted by OSOS , contributed by Nila on 5 June 2020
Breve descrição:
Ao desenvolver o projeto HIDROSFERA, os alunos vão descobrir formas de contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta. Atualmente a qualidade e gestão da água bem como a proteção da vida marinha, são dois dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a ser alcançados, por todos os países, até 2030.
Para compreender a importância da água na vida de todos os habitantes da Terra e como devemos agir, para conseguir mantê-la em condições para as gerações vindouras, os alunos irão empreender investigações, de forma colaborativa. As possíveis soluções encontradas deverão ser divulgadas, de forma a incentivar a comunidade a manter o nosso planeta azul.
Disciplinas (8.º ano): Ciências Naturais, Físico-Química, Geografia.
Interdisciplinaridades possíveis: Matemática, Português, Inglês, Educação Visual, TIC.
Entidade parceira: Cascais Ambiente (CMC).
O Projeto HIDROSFERA (3.º ciclo) inclui os seguintes (sub)projetos:
AVENCAS NA COSTA
Palavras-chave: Hidrosfera, conservação, biodiversidade, flora, avencas.
Objetivos de aprendizagem: Empreender pesquisa para conhecer e compreender o que nos rodeia; Redigir artigo de divulgação à comunidade; Desenvolver a capacidade de argumentação; Desenvolver trabalho colaborativo e interdisciplinar.
MICROPLÁSTICOS
https://portal.opendiscoveryspace.eu/pt/osos-project/hidrosfera-3o-ciclo-microplasticos-858533
O LIXO QUE VAI PARAR NO MAR
https://portal.opendiscoveryspace.eu/pt/osos-project/hidrosfera-3o-ciclo-o-lixo-que-vai-parar-no-mar-859428
SENSIBILIZAR PARA A QUALIDADE DA HIDROSFERA
https://portal.opendiscoveryspace.eu/pt/osos-project/hidrosfera-3o-ciclo-sensibilizar-para-qualidade-da-hidrosfera-860290
ZONAÇÃO INTERTIDAL
https://portal.opendiscoveryspace.eu/pt/osos-project/hidrosfera-3o-ciclo-zonacao-intertidal-860291
ANÉMONAS
https://portal.opendiscoveryspace.eu/pt/osos-project/hidrosfera-3o-ciclo-anemonas-859429
ARTRÓPODES
https://portal.opendiscoveryspace.eu/pt/osos-project/hidrosfera-3o-ciclo-artropodes-860292
ÁGUA NO ROUPEIRO
EXPERIÊNCIAS COM ÁGUA
Sentir
(Observação: A informação dos alunos foi colocada pelos professores, pois devido à pandemia Covid 19, não o puderam fazer nas aulas.)
Na disciplina de Ciências Naturais, no âmbito da Educação Ambiental e Desenvolvimento sustentável e a propósito da manifestação juvenil pelo clima, os alunos elaboraram Cartazes em grupo, para sensibilizar para a defesa do nosso planeta, que estiveram expostos na escola durante o primeiro período.
Nas disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química, foram tratados os temas: estrutura dos ecossistemas; fatores abióticos e bióticos; ecossistema em equilíbrio dinâmico; cadeias e teias alimentares, sucessões ecológicas, espécies autóctones e espécies exóticas. Os alunos começaram por levantar questões relativas ao subsistema Hidrosfera, para as quais foram dinamizadas atividades, que permitissem consolidar e conectar os conhecimentos prévios com os recentemente adquiridos. Desta forma os alunos ganharem autonomia para levar a cabo as suas próprias investigações. Ainda como forma de motivação para a temática, os alunos realizaram em grupo Quiz interativo, sobre a importância da sustentabilidade e da conservação dos ecossistemas.
Após apresentação na escola sobre o projeto “Escolas no mar”, com técnica da Cascais Ambiente (C.M.C.), um grupo de alunos quis saber por que razão a praia das Avencas (onde iriam fazer o trabalho de campo), tinha esse nome. Assim, descobriram que o nome desse local se devia a uma planta, do grupo dos fetos, e ficaram curiosos para a conhecer.
A flora representa uma parte muito importante de qualquer ecossistema pois, realizando a fotossíntese, garante a produção da matéria orgânica, a existência de energia, bem como o oxigénio, fundamentais para os organismos. As algas e as plantas dos ecossistemas marítimos, além de estarem na base das pirâmides alimentares, proporcionam abrigo a várias espécies. Muitas espécies da nossa flora têm poderes curativos, propriedades aromáticas ou são de utilidade culinária.
Para saber mais:
Imaginar
(Observação: A informação dos alunos foi colocada pelos professores, pois devido à pandemia Covid 19, não o puderam fazer nas aulas.)
Antes de visita à praia das Avencas (zona de interesse biofísico, relativamente perto da escola), os alunos planificaram em grupo a sua investigação, em torno de uma questão problema, por si levantada e delinearam os objetivos do seu projeto. Os alunos tiveram cerca de uma hora para recolher dados no campo, utilizando o material por si preparado com antecedência.
Objectivos do projecto:
- Pesquisar sobre uma espécie da flora da praia das Avencas.
- Compreender a importância da espécie selecionada.
- Discutir os resultados encontrados.
- Apresentar os resultados à comunidade em formato de artigo de divulgação.
Planificação
Questão problema:
Qual a importância das avencas?
Material:
- Folha de registo
- Guia de campo para identificar espécies da flora do litoral.
- Câmara fotográfica
Metodologia:
Antes da planificação
1- Pesquisar sobre a flora da praia das Avencas.
Trabalho de campo na praia
2- Durante cerca de uma hora, procurar e identificar com orientação espécies da flora, nas poças de maré e nas rochas.
3- Tentar observar as avencas, que devem estar perto de locais com escorrências de água doce.
4- Tirar fotografias e fazer registos do que conseguirmos.
Depois do trabalho de campo
5- Selecionar a informação significativa e escrever o artigo de divulgação.
6- Apresentar aos colegas da turma, o que descobrimos sobre a espécie selecionada.
7- Enviar o artigo para a CMC/Cascais Ambiente, para que seja divulga do na comunidade.
Crear
(Observação: A informação dos alunos foi colocada pelos professores, pois devido à pandemia Covid 19, não o puderam fazer nas aulas.)
Na visita de estudo à praia das Avencas (perto da escola), os alunos observaram diferentes espécies de algas nas poças de maré e algumas plantas no início do areal da praia. Após as observações na praia, procederam ao tratamento da informação pesquisada e redigiram artigo, com a informação que acharam mais relevante, de forma a conseguir sensibilizar a comunidade para os aspetos curiosos das avencas.
Artigo – O que são Avencas?
Durante a visita de estudo, apesar de sabermos que as avencas são espontâneas na zona, não as conseguimos observar, pois encontram-se ao longo da escarpa, nas escorrências de água doce, onde não fomos. Ao tentar perceber porque esta planta, que até deu nome à praia, é agora mais rara, descobrimos que foi sendo substituída ao longo do tempo por outras espécies, muitas delas exóticas, como o chorão (Carpobrotus edulis). Este constitui atualmente uma espécie invasora e facilmente visível pela sua abundância, ao contrário das avencas.
Este trabalho permitiu percecionar o impacto das espécies invasoras sobre as espécies autóctones. A introdução de espécies pelo Homem, é responsável pela perda da biodiversidade.
Algumas sugestões de próximos trabalhos:
- Visitar os locais da arriba onde se encontra a avenca.
- Planificar trabalho para determinar, por amostragem, a quantidade de chorões e de avencas, num determinado local.
- Organizar exposição na escola, aberta à comunidade, para mostrar curiosidades e aplicações da flora do nosso litoral e as consequências da introdução de espécies exóticas nos ecossistemas.