Skip to main content

Horta Permanente da GreenGil

The problem
Os alunos têm pouco contacto com a natureza
The solution
Aumentar as competências dos alunos através do design em permacultura
The prototype
Planeamento da futura horta permanente na escola
The societal actors
Comunidade educativa, Ciência Viva, HortaFCUL

Hosted by SALL , contributed by Gaio-Oliveira on 21 July 2023

A aprendizagem dos conceitos e das práticas de Permacultura no âmbito das suas éticas de gestão, determina uma relação próxima com a natureza, onde acontecem aprendizagens quotidianas conducentes a uma vida adulta mais preparada e resiliente. Aprender a capturar energia e armazená-la, produzir o seu próprio alimento e refeições, pode parecer um processo rudimentar e desnecessário, mas na verdade, o domínio destes saberes evoca a necessidade de (re) significar o conhecimento técnico e científico tornando os alunos mais autoconfiantes e seguros. Ensinar permacultura é envolver os alunos no respeito e na vivência da Natureza deixando-os aprender ao ar livre criando uma ligação duradoura com o mundo natural. Ao aprender as técnicas e conceitos de permacultura estamos a desenvolver não só o espírito científico, mas também o ecológico.

 Motivar os alunos para o cultivo da horta, facilitando a aprendizagem sobre os processos biológicos, ritmos, ciclos de germinação, plantação e crescimento das plantas;

 Associar o cultivo da horta com práticas de alimentação saudável e biológica;

 Dar a oportunidade aos alunos de cultivarem e cuidarem das plantas;

 Degustar um alimento semeado, cultivado e colhido pelos próprios alunos;

 Criar, na escola, uma área verde, produtiva pela qual todos se sintam responsáveis;

 Estimular a destreza motora dos alunos;

 Estimular os alunos a construírem o seu próprio conhecimento em contexto real;

 Constatar que a vida depende do ambiente e que este depende de cada um de nós;

 Desenvolver competências pessoais que fomentem valores de cidadania ativa assentes nos princípios do respeito pelo outro e pela sua diversidade.

- Aula sobre solos, dinamizada pela Ciência Viva: formação, tipos, composição, sua importância e regeneração.

- Exploração dos solos ao ar livre, junto à nossa futura horta permanente: análise de cor, textura, cheiro, presença de resto orgânicos, tamanho da maioria das partículas, teor de humidade e grau de compactação do solo.

- Visita à HortaFCUL e à FCULresta, onde os alunos puderam observar a compostagem, o vermicompostor e o hotel de insetos.

- Planeamento da Horta Permanente, com o apoio da Ciência Viva e da HortaFCUL.

- Construção de duas camas elevadas e cultivo de várias plantas que estavam organizadas de acordo com a sua função no canteiro.

- Planificação de um horário de rega e manutenção da horta com a respetiva captação de imagem sobre a sua evolução.

Será necessário a continuidade do projeto, no próximo ano letivo, com vista à consolidação das aprendizagens inerentes aos objetivos propostos. Pretende-se ampliar a horta, aumentando o número de camas elevadas e implementar um sistema de rega para automatização do processo. Intencionamos direcionar o projeto da horta permanente para um maior número de crianças, incluindo as do 1º ciclo do agrupamento.