Hosted by SALL , contributed by Gaio-Oliveira on 21 June 2023
O projeto descrito pretende ser desenvolvido com uma turma do 12º ano, do curso de Ciências e Tecnologias, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em articulação com o Clube Ciência Viva na Escola e com o Programa Eco-Escolas, onde é trabalhada a temática da água. Pretende-se também que o projeto que venha a ser desenvolvido seja apresentado na IV Conferência Estudantil de Adaptação às Alterações Climáticas, que decorrerá no dia 27 de abril, em Faro e que terá como tema aglutinador “Aliança pela Água”. De facto, e atendendo à situação que se tem verificado no Algarve no que respeita à disponibilidade de água doce para consumo humano, urge apostar no desenvolvimento de projetos que consciencializem toda a comunidade para a importância do uso consciente e responsável deste recurso essencial à Vida.
Aim
Através do visionamento de uma animação sobre as consequências de não pouparmos água e através da análise e discussão das últimas noticias que relatam a situação alarmante da falta de água no Algarve, pretende-se despertar os alunos para a consciência do problema e para a necessidade de se fazer algo no espaço escolar e que possa ser replicado em casa.
Co-creation with societal actors
Parceiros
Agência Portuguesa do Ambiente – ARH Algarve, Águas do Algarve, Universidade do Algarve, Câmara Municipal de Faro.
Através da metodologia associada ao Projeto SALL, e utilizando a dinâmica World Café, pretende-se que os alunos reflitam e discutam, juntamente com os professores coordenadores do projeto, de modo a selecionem as entidades referidas, para que conjuntamente cheguem a uma solução.
Implementation
Protótipo
Planta do espaço exterior da Escola, com a identificação dos locais onde se acumula maior quantidade de água da chuva e role play da acumulação de água usando vários recipientes.
A turma será dividida em grupos e cada grupo pensará num protótipo para o projeto. Cada grupo explicará o seu protótipo à turma e esta selecionará aquele que considerar o mais adequado, podendo haver fusão de ideias ao nível da construção do protótipo final. Após a seleção do protótipo final, que passará por construir uma planta do espaço exterior onde serão assinaladas as zonas da Escola onde cai maior quantidade de chuva, testar-se-á também através da realização de um roleplay onde a turma durante sete ou oito dias de chuva, concluirá sobre as zonas exterior em que houve uma maior taxa de acumulação da água da chuva em diferentes recipientes colocados.