Hosted by OSOS , contributed by AMFM on 5 July 2019
O projeto SOS - Atitudes: PURE pretende promover a Educação para a Cidadania em diferentes dimensões e vertentes estratégicas.
Reconhece-se a necessidade de uma cidadania participada, que se impõe deva iniciar no núcleo familiar restrito, numa primeira instância e nas escolas, numa segunda instância.
Assim, o mote é dado com a participação de todos em convergência, para a criação de hábitos de vida saudáveis. Ao utilizar de forma racional os recursos de que dispomos, poderemos obter uma qualidade de vida superior, sabendo que procuramos “…satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades…” Perspetiva-se a reciclagem de objetos mas, sobretudo, a reciclagem e reformulação de novos pensamentos e ações que visem o bem comum. O envolvimento dos diversos intervenientes da nossa sociedade promove a consciencialização e a mudança de paradigma.
Ações implementadas:
Trupe do Tacho (18 alunos)
Horta Biológica (12 alunos do 2º ciclo e os alunos do 10º ano)
Decoração Reciclada (150 alunos)
Docentes envolvidos: Susana Fialho; João David Quintais; Mª Helena Coutinho Simões; Alexandra Marques; Pompeu Sorrilha; Fernando Veríssimo; Graça Mendes.
Docentes Manager: Alexandra Marques; Augusto Pereira; Paulo Sanches; Maria do Carmo Aires.
Feel
Os docentes sentiram a necessidade de refletir sobre as práticas sustentáveis e saudáveis que foram desaparecendo ao longo do tempo. Numa comunidade iminentemente rural diminuiu, drasticamente, a agricultura de subsistência, aumentou o desperdício alimentar e diminuiu a reutilização de objetos em fim de vida.
Os alunos demonstraram vontade em participar de forma ativa numa nova abordagem em torno de práticas saudáveis a ser implementadas, nascendo, assim, as três ações implementadas.
Ações implementadas:
- Trupe do Tacho
- Horta Biológica
- Decoração Reciclada
Imagine
Trupe do Tacho
Este projeto pretende promover a Educação Ambiental e Social diminuindo os Desperdícios Alimentares no prato; Criar hábitos alimentares saudáveis; Implementar Regras de Higiene e Saber Estar à mesa, fazendo da cantina um local de convívio e respeito por professores, funcionários e colegas.
Horta Biológica
A atividade da Horta Biológica surgiu do repto lançado por alguns alunos que evidenciavam dificuldades de integração, por vezes geradores de problemas a nível comportamental, sendo maioritariamente indivíduos do sexo masculino.
Numa primeira abordagem, procedeu-se, no interior do espaço escolar, ao levantamento de uma parcela de terreno, com características capazes de albergar a nossa unidade produtiva.
Identificada a mesma, deu-se início ao trabalho de projeto, realizando-se o inventário exaustivo das atividades a desenvolver, assim como das culturas/espécies autóctones a implementar.
Decoração Reciclada
Numa abordagem de reaproveitamento de objetos em “fim de vida”, muitas vezes considerado lixo, foi ponderada a sensibilização para a boa utilização desse material, denominando-o como decoração reciclada.
Aproveitando a época do Natal, em que as compras e o consumismo aumentam, os alunos foram incentivados a pesquisar uma forma diferente de conseguir o seu próprio presépio personalizado, tornando o presépio o centro da sua criatividade nas três semanas que antecederam as férias do Natal.
Create
Trupe do Tacho
A “Trupe do Tacho” funciona no período do almoço, na cantina da Escola EB2 de Moimenta da Beira, de acordo com a distribuição feita antecipadamente.
O grupo é constituído por 4 elementos, que são rotativos, e que funciona com a supervisão de um docente (Diretor de Turma) às segundas, terças e sextas-feiras. Cada elemento tem uma missão específica, ocupando assim o local estipulado de acordo com a tarefa que tem.
Os alunos, estando devidamente identificados com o logótipo da equipa e munidos de grelhas de registo elaboradas para o efeito, ocupam os seguintes locais:
- Verificação da Senha de Refeição;
- Verificação do Tabuleiro;
- Verificação do Bom ambiente na Cantina;
- Verificação do Tabuleiro após a refeição.
Este grupo de alunos tem a missão de monitorizar atitudes e zelar pela adoção de bons hábitos de higiene e saúde, evitar o desperdício alimentar e analisar as questões do ruído na cantina da escola, entre outros aspetos.
Horta Biológica
Neste âmbito e num espírito colaborativo e de parceria, envolveu-se a autarquia, na operação de mobilização mecânica do solo, assim como na cedência de espécies frutícolas e arbustivas a instalar no local. De seguida, procedeu-se à vedação física do espaço, assim como à incorporação de matéria orgânica no solo.
Após a preparação do terreno, foram delineados três talhões para desenvolvimento das nossas práticas culturais, tendo-nos deslocado à Feira quinzenal, onde foram adquiridas as espécies hortícolas e frutícolas a cultivar.
Depois da sementeira/plantação, houve um trabalho de acompanhamento e manutenção que se prende com a rega, monda, poda…, assim como, à realização de registos periódicos, para constituição de tabelas com o índice de crescimento de algumas das culturas instaladas.
No percurso efetuado, desenvolveram-se competências referentes às várias áreas disciplinares, com especial enfoque para as disciplinas de Educação Visual /Tecnológica; Matemática; Ciências Naturais e Português.
Com a implementação/participação no projeto referenciado, de certa forma, conseguiu-se mitigar algumas atitudes problemáticas, com o desenvolvimento aprendizagens significativas, as quais não se confinam apenas ao interior da sala de aula.
Nas práticas culturais levadas a cabo, existiu sempre a preocupação de sensibilização dos alunos para a importância da biodiversidade na proteção e preservação ambiental, optando, desde início, pelo modo de produção biológica, não sendo utilizado qualquer fitofármaco ou glifosato no ciclo vegetativo referente às culturas desenvolvidas. Por sua vez, para o controlo natural de pragas e doenças, procederemos à colocação no interior da horta de joaninhas e caixas ninho, perspetivando-se num futuro próximo, a instalação controlada de uma colónia com abelhas, a fim de promover a polinização.
Decoração Reciclada
Com a Reciclagem em mente foi laçado o repto de se criarem presépios, utilizando material reciclado. O objetivo seria dar largas à imaginação e inovar sem receio. Todos os materiais “desperdício” foram opção e o resultado final foi muito positivo.
Considerou-se, neste caso, que se deveriam envolver os encarregados de educação, para que se sentissem parte integrante nesta atividade e fosse promovida a interação familiar que, nos dias de hoje, peca por escassa em alguns casos.