Skip to main content

Marine Litter: “Searching for the usual suspects …at my beach” Turma 10.09 Grupo(s): ABCDEF

Marine Litter: “Searching for the usual suspects …at my beach” Turma 10.09  Grupo(s): ABCDEF

Hosted by OSOS , contributed by Elisabete Chaves on 29 October 2019

Lixo marinho: “Procurando os suspeitos de sempre… na minha praia”
Hospedado por OSOS , aportado por NUCLIO em 30/08/2019
 

Neste projeto, os alunos se tornam detetives pesquisando os "suspeitos de uso indevido" poluindo suas praias. Podem ser plásticos, microplásticos, brotos de cigarro, garrafas de vidro, etc.

Através de uma série de exercícios propostos, os alunos aprenderão sobre poluição plástica e poluição em geral, consumo sustentável e lutarão para aumentar a conscientização em sua comunidade, a fim de proteger sua fauna e flora marinha local, bem como sua própria saúde e vida.


Esta atividade foi criada e adaptada pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa no âmbito da Diversidade de Educação Científica das Ilhas  (2017-1-PT01-KA201-035919), cofinanciada pela agência Erasmus + da União Europeia). Projeto Erasmus +.

º                ,

Os professores devem copiar esse acelerador e editá-lo para deixar um conjunto de diretrizes específicas para os alunos seguirem, de acordo com as atividades escolhidas a serem desenvolvidas. 

Documentos de apoio e traduções para outros idiomas podem ser encontrados no seguinte link: https://idiverse.eu/marine-litter-the-usual-suspects-at-my-beach/


 

Introdução ao problema

df

 

O lixo marinho e, em particular, o acúmulo de plástico, tornou-se uma questão ambiental global e uma preocupação crescente desde o surgimento da indústria do plástico em meados da década de 1950, tornando-se agora um risco para a saúde humana e colocando em risco uma variedade de espécies marinhas.  

Além de sua ampla e adversa gama de impactos, tanto na fauna quanto na flora marinhas, os detritos marinhos também podem ter impactos socioeconômicos negativos substanciais. Pode causar prejuízos econômicos à pesca comercial e marítima, bem como a indústrias como recreação e turismo.

Existem fontes primárias e secundárias de microplásticos. A distinção baseia-se no fato de as partículas terem sido originalmente fabricadas com esse tamanho (primário) ou se resultaram da decomposição de itens maiores (secundários). Alguns plásticos são projetados intencionalmente para serem pequenos. Eles são chamados de microesferas e são usados ​​em muitos produtos de saúde e beleza. Eles passam inalterados pelas vias navegáveis ​​para o oceano. As estações de tratamento de águas residuais não são projetadas para filtrar microesferas e, portanto, causam vários impactos no ambiente marinho, pois são impossíveis de remover.

Através de vários estudos sobre o assunto, sabemos hoje que globalmente:

- todos os anos, entre 1,15 e 2,41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

- até 80% da poluição do meio marinho é terrestre.

- cerca de 50% do plástico é usado para aplicações descartáveis ​​de uso único.

- estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico parem anualmente para o oceano.

- bitucas de cigarro são o item que aparece em maior número nas limpezas da praia.

- um milhão de aves e 100.000 mamíferos marinhos morrem todos os anos devido à poluição por plásticos.

- estima-se que apenas 8% dos resíduos de plástico sejam maiores que uma tampa de garrafa.


objetivos de aprendizado

Através da estrutura do problema do lixo marinho, os alunos trabalharão em questões relacionadas às suas causas e conseqüências na contaminação dos ecossistemas marinhos, aprendendo sobre o consumo sustentável e a gestão de resíduos.

Considerando isso, os alunos pesquisam suas praias locais, coletam resíduos marinhos, analisam seu consumo de microesferas e descobrem soluções para melhorar a conscientização da comunidade e a implementação de medidas / soluções.

Oportunidades de colaboração com as partes interessadas

Os alunos entrarão em contato com a comunidade ao pesquisar sua praia local e coletar evidências relacionadas ao nível de conscientização e hábitos de vida de suas famílias, vizinhos e membros da comunidade. Os estudantes também podem entrar em contato com seus municípios para discutir, criar e compartilhar suas idéias sobre como resolver o problema. A etapa final deste projeto é o compartilhamento de suas soluções com a comunidade. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Educação de qualidade 

d

  4.7  Até 2030, garanta que todos os alunos adquiram o conhecimento e as habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável (…).

Consumo e Produção Responsáveis

e

12.2  Até 2030, alcançar o gerenciamento sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.

12.5  Até 2030, reduza substancialmente a geração de resíduos por meio de prevenção, redução, reciclagem e reutilização.

12.8  Até 2030, garantir que as pessoas em todos os lugares tenham informações e conscientização relevantes para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza

 

Vida Abaixo da Água

l

14.1  Até 2025, evite e reduza significativamente a poluição marinha de todos os tipos, em particular de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e poluição por nutrientes.

14.2  Até 2020, gerencie e proteja de maneira sustentável os ecossistemas marinhos e costeiros para evitar impactos adversos significativos, inclusive fortalecendo sua resiliência, e tome medidas para sua restauração, a fim de alcançar oceanos saudáveis ​​e produtivos. 

 

Pesquisa e Inovação Responsáveis

Um dos aspectos principais do OSOS é a inclusão dos  princípios RRI - Responsible Research and Innovation -  ( RRI-Tools.eu ). É assim que esse acelerador se encaixa no modelo RRI: 

 

Governança

Este acelerador é baseado em um ponto-chave fundamental, que é ensinar aos alunos o que é ciência e como fazer uma pesquisa científica válida e respeitosa. Destaca o fato de que a ciência precisa ser compartilhada para ser válida, precisa ser transparente e colaborativa, a fim de contribuir para o desenvolvimento de nossa sociedade. Neste projeto, os alunos refletem com a comunidade sobre o problema e co-criam possíveis soluções, compartilhando, no final, todo o seu trabalho, incluindo o processo de pesquisa. Além disso, os alunos compartilharão seus resultados e conclusões com outras comunidades em todo o mundo e através da colaboração entre seus professores. 

Engajamento público

Os alunos irão entrevistar suas comunidades e partes interessadas importantes, ou seja, especialistas no problema em que estão trabalhando. Depois de coletar seus dados, os alunos discutirão com seus pais, outros membros da família, amigos, comunidade etc. sobre possíveis soluções eficazes e aplicáveis ​​ao problema em suas comunidades. Toda a atividade se concentrará no envolvimento dos alunos com a comunidade, a fim de levar em consideração suas reais necessidades na resolução de um problema.

 

Igualdade de gênero

 

A problemática envolvida neste projeto é transversal para todos os seres humanos no mundo, independentemente de seu gênero. Em nenhum momento, o sexo dos alunos será solicitado ou relevante. Sobre os recursos criados para os professores, aconselha-se a fim de proporcionar igualdade de oportunidades, não apenas para ambos os sexos, mas também entre todas as personalidades diferentes. Nas diretrizes dadas aos alunos, é feito um esforço para usar os modelos masculinos e femininos como inspiração, bem como ícones e indivíduos masculinos e femininos nas figuras. Os professores também são aconselhados a encontrar especialistas de todos os sexos e convidá-los a trabalhar com seus alunos.

Educação Científica

Os alunos participarão de atividades baseadas em perguntas que os conduzirão através do método científico e do raciocínio. Espera-se que, após a criação de seus projetos, os alunos tenham entendido o que é ciência e como o conhecimento científico pode ser obtido e comunicado. Ao trabalhar com a comunidade e compartilhar seu trabalho no final, os estudantes levarão educação científica para sua comunidade, além de conscientização para questões científicas importantes.

Ética

Durante o projeto, os alunos entenderão que cooperar e colaborar é um esforço muito mais valioso do que competir, e que conhecimento e boas idéias devem ser usados ​​de maneira ética e compartilhados com outras pessoas. Quando em colaboração, os cientistas podem superar quase todos os obstáculos e fornecer o necessário para uma sociedade segura, em desenvolvimento e em crescimento

Acesso livre

Depois de concluir sua pesquisa, os alunos compartilharão todo o seu trabalho com a comunidade, fornecendo um acesso totalmente aberto a seus dados e conclusões.

Palavras-chave dos ecossistemas marinhos, o lixo marinho, educação ambiental, monitoramento de consumo sustentável
Objetivos de aprendizagem: conscientização sobre questões locais e globais / habilidades 21 / experiência em TIC / pesquisa científica / trabalho com e para a comunidade

 

Learning Objectives
Awareness regarding local and global issues / 21st skills / ICT experience / science research / work with and for the community

Como tudo começou.

Começamos o nosso projeto por responder a um pré questionário  em http://bit.ly/osospre. Depois cada um de nós, e após preencher  os itens de "Eu na minha ilha, a minha ilha em mim", fez o seu desenho e explicou à turma o mesmo. Após a "geografia pessoal" estar finalizada, acedemos ao browser Google chrome e com o nosso link e código, indicado pelas docentes de BG e FQA, acedemos ao nosso projeto, Decidimos trabalhar o tema lixo marinho no projeto IDiverSE e no projeto de turma cidadania e desenvolvimento.

i1

i2

i4

i6

 

i8i9

Numa das aula de matemática A, com o professor João Evangelista Freitas Nunes, resolvemos uma ficha  com a temática dos lixos e com a designação "Ambiente, números e grandezas"  (imagem seguinte):

mat

No dia dez de dezembro de dois mil e dezanove realizou-se uma ida à praia Almirante Reis, com a intenção de recolher  lixo, e no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma e do projeto  IDiverSe. Essa visita feita por várias turmas, sendo uma delas a turma 10º09, a nossa turma, que foi acompanhada pela diretora de turma, Débora Nádia Henriques Oliveira,  e pelas professoras: de Biologia e Geologia, Maria da Conceição Calaça Campanário, de  Física e Química A, Elisabete Faria da Silva Chaves  e ainda a docente de  Português, Ana Paula Sousa Ferreira.

No âmbito dessa recolha foram tiradas algumas fotografias das quais apresentamos algumas, a título de exemplo: 

P1

P2

P3

P11

a

aa

aaaa

 

 

praia 6

P14

P19

P8

praia7

P9

P13

P10

P12

P15

P16

P18

aaaaa

Nesta visita recolhemos: nove seringas, cinco copos de beatas de cigarros, um pneu, uma mala de viagem, uma grande variedade de latas e vários plásticos, papéis, vidros e metais. Contudo, conseguimos concluir que o tipo de lixo encontrado em maior quantidade foram plásticos. É realmente necessário e urgente a existência de mais campanhas de sensibilização na comunidade.  Porque não começarmos na escola?

Como sensibilização para o tema  "Lixos marinhos - Os suspeitos do costume ... na minha praia", fomos acompanhados pelas docentes de BG e FQA assistir a palestra sobre “O lixo Marinho“a 04/12/2019, com a duração de 90 min. Participamos  na atividade organizada pela diretora de turma no dia 10 de dezembro de 2019 na " Recolha de lixo na praia do Almirante Reis". Assistimos a mais uma conferência " Poluição marinha - Das causas às consequências com duração de 90 minutos, no dia 11 de fevereiro de 2020, novamente acompanhados pelas docentes de BG e FQA..  No dia 4 de fevereiro de 2020, no último turno da tarde e acompanhados pelas docentes de BG e FQA, analisamos os posteres da Exposição sobre: "Os Resíduos vão à Escola" e com o tema "O cidadão e os resíduos sólidos urbanos". Ainda neste âmbito, participamos no concurso da Eco-escolas, na Campanha de sensibilização “O mar começa aqui” na modalidade: a) Pintura de sarjetas no recinto interior das escolas -14/02/2020. A turma apresentou os diferentes trabalhos de grupo e o melhor foi escolhido pelas docentes  de BG e FQA .O desenhoi selecionado foi enviado para o concurso e está em votação até 30 de maio do presente ano. Chegamos ainda a  sonhar com  uma viagem de catamara com guia, para o dia 24 de março pelas 15 h e com duração prevista de 3 horas, mas devido à pandemia teve de ser desmarcada. Em fevereiro também estava previsto vistar uma fábrica de reciclagenn de plásticos, mas infelizmente ao fim de muito espera pela autorização, a empresa finalmente revelou que seria impossível este ano ser realizadoa por motivos de obras na empresa.

As  fotos aqui apresentadas pretendem demonstar alguns desses momentos descritos sobre o nosso projeto.

Exploração de cartazes sobre lixos a 4 fev. 2020

4 de fev- os cidadãos e os resíduos sólidos urbanos4 fev turma 10.09 na exposição

 

ins

 

dez

Conferência de fevereiro 2020:

F1

F2

F3F5F7F8

 

 

 

 

Os nossos professores elaboraram um resumo do nosso trabalho até ao momento e propuseram-nos a seguinte atividade:

Guião da atividade:

Escola secundária Jaime Moniz

Memória descritiva do projeto: *
até uma página A4 com: a identificação da escola e do(a) professor(a) coordenador(a) da atividade; o número, a idade e ano de escolaridade dos alunos; síntese das várias fases do projeto

Professores: Maria Conceição Campanário, Elisabete Chaves e D.T. Débora Oliveira

Descrição do projeto:

O projeto começou com quando planeamos trabalhar com a turma 09, do 10º Ano, no Projeto de cidadania  e desenvolvimento e no projeto IDiverse subordinado ao tema “Lixo marinho”,, coordenado pela DT.

Inicio dos trabalhos de grupo sobre o Lixo marinho 05/11/2019

Apresentação dos grupos de trabalho 12/11/2019

Palestra sobre “O lixo Marinho“ a 04/12/2019

Recolha de lixo na praia a 10/12/2019;

Visita de estudo à Exposição Itinerante "Os resíduos vão à Escola” - 04/02/2020

 

 Porquê participar no projeto “O mar começa aqui”?

Depois da segunda atividade “Recolha de lixo na praia”, surgiu a palavra sargeta e os alunos do 10º ano da turma 09, não sabiam o que era uma sargeta. O que nos levou a participar no Projeto “O Mar começa aqui” 2º e 3º Período.

- Confirmamos a nossa inscrição na Campanha de sensibilização “O mar começa aqui” na modalidade: a) Pintura de sarjetas no recinto interior das escolas -14/02/2020.

- Conforme estabelecido nas normas de participação o Município compromete-se, salvo alguma condição excecional, a entregar os materiais (tintas e trinchas) nas escolas até ao dia 30 de abril 2020

- Não foi possível realizar por causa do isolamento social devido à COVI-19

 

Nome da ação ou atividade

  • Projeto: "O mar começa aqui"

Período/ data

  • 2º e 3º Períodos"

Objetivos gerais

. Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular

. Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa

. Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.

. Implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.

 

Público alvo

Comunidade Educativa

Alunos do 10º Ano, Turma 09

Proponente

Professoras dinamizadoras do Projeto de Cidadania e desenvolvimentos (Professoras de Biologia e Geologia e Física e Química A e DT)

Recursos humanos

  • Eco-escolas e Professores e alunos da turma 10º 09

Recursos materiais

  • A CM e/ou as respetivas Juntas de Freguesias asseguram os meios e autorizações necessários à execução das pinturas no espaço público

Recursos financeiros

  • A CM e/ou as respetivas Juntas de Freguesias asseguram os meios e autorizações necessários à execução das pinturas no espaço público

 

Trabalhos realizados: 

Grupo: A (3 alunos), 10º Ano turma 09

A

 

1 Afonso Andrade Camões - idade=15

6 Ângela Maria Henriques Lopes - idade=15

9 Catarina Riana Vieira Gay - idade=16

Memória descritiva da imagem:

O passado, limpo sem humanos, o presente com humanos e o Futuro terá humanos?!.

 

Grupo: B (4 alunos), 10º Ano turma 09

grupo B

2 Ana Leonor Azevedo Correia - idade=16

4 Ana Patrícia Azevedo dos Anjos - idade=16

7 António Camacho Borges Chaves - idade=16

8 Carolina Isabel Dantas Silva - idade=16

Memória descritiva da imagem: Nas sargetas! Só água!

 

Grupo: C (4 alunos), 10º Ano turma 09

grupo C

3 Ana Lúcia Barradas Moura - idade=15

5 Ana Sofia Oliveira Pestana - idade=15

10 Francisca José Spínola Jesus - idade=15

11 Joana Francisca Correia Pereira - idade=16

Memória descritiva da imagem:

- Lixo que cai na sargeta, cai no mar e depois vais apanhar?!

- Poluir as águas dos rios, dos oceanos, dos lagos é agredir o meio ambiente, os animais, e até mesmo a humanidade pois tudo o que não acaba no lixo acaba no mar. 

 

Grupo: D (4 alunos), 10º Ano turma 09

 

grupo D

12 João Tiago Viveiros Freitas - 15

16 Maria   Inês Ferreira - 15

21 Nuno Teixeira Vieira -15

22 Pedro Lourenço Barreto da Mota -15

Memória descritiva da imagem:

Não deitar lixo na sargeta estamos a proteger vida.

 

Grupo: E (4 alunos), 10º Ano turma 09

E

13 Lourenço Afonso Freitas Gonçalves - 15

14 Luciano Rafael Gomes Freitas - 16

15 Luna Isabela da Silva Ramos - 16

20 Maurício José Cró Cafofo - 15

Memória descritiva da imagem: Não apresentaram 

 

Grupo: F (3 alunos), 10º Ano turma 09

grupo F

17 Maria Luísa Pascoal Agrela -16

18 Mariana Spínola Oliveira - 15

19 Marta Luísa Serrão Oliveira -15

Memória descritiva da imagem:

Frase: “Navega pelo teu futuro e salva o mar”.

 

Proposta das docentes para reduzir os grupos apenas a três e sugestões dadas aos alunos para a fase do criar e partilhar:

 

Grupo AF:Tipos de plásticos e suas propriedades

Sujerimos a visualização dos seguintes videso, para se inspirarem e assim criarem o vosso trabalho para a partilha.

Ideias: Elaborar um cartaz (virtual e ou interativo)  ou um powerpoint sobre os vários tipos de plástico e suas propriedades

https://youtu.be/WS-n7Dtfu9U            Tipos de plásticos e suas propriedades
 
https://youtu.be/-z_BuzQGB4g           Classificação de plásticos

 

Grupo BC: Reciclar e reutilizar plástico

Sujerimos a visualização dos seguintes videso, para se inspirarem e assim criarem o vosso trabalho para a partilha.
 
Ideias: Criar um vídeo e se possível um panfleto que fosse possível as pessoas levarem com as informações necessárias para poderem reciclar o plástico n.º 2 e fazerem verdadeiras obras de arte. O que acham?
 
https://youtu.be/H5rbcjYYTXA                Como reciclar plástico em casa.
 
https://youtu.be/ZV5LEuopg3o               Reciclagem da garrafa PET
 
https://youtu.be/WS-n7Dtfu9U               Tipos de plásticos e suas propriedades
 

Grupo DEHistória dos plásticos e/ou problemas ambientais 

Sujerimos a visualização dos seguintes videso, para se inspirarem e assim criarem o vosso trabalho para a partilha.

Ideias: Criar um pequeno vídeo/ uma história/ uma lenagalenga/ uma banda desenhada/ um ou mais Slogan sobre a história dos plásticos e /ou o plástico e o meio ambiente. 


https://youtu.be/wUIoHAEBRpE         Plásticos ... Um pouco de história

https://youtu.be/6SWhNXHY2CQ       Origem e história dos plásticos? ...

https://youtu.be/3b9W9f7GH_o           Estamos criando um mar de plásticos?

https://youtu.be/34jt7tTugvo                 Conto: a história do plástico

 

Não se esqueçam de indicar as fontes.

Sejam criativos e façam coisas que gostassem de ver e ouvir.

Mãos a Obra!

 

 

 

 

 

Produtos finais:

Atividade 1:

Áudios: Para serem divulgados à comunidade escolar,  nos intervalos das aulas e no recinto da exposição da semana dos clubes e das atividades desenvolvidas na escola, no 3.º período.

https://www.rtp.pt/play/p5383/e395367/conta-satelite

audio 1

 Objetivo: Divulgar a aplicação para telemóvel que permite enviar foto do lixo, com georreferenciação e assim cada um poder ajudar a mapear o lixo marinho

 

https://www.rtp.pt/play/p396/e252658/especial

audio 2

 Objetivo: Sensibilizar a comunidade escolar para a problemática dos lixos marinhos.

 

https://www.rtp.pt/play/p5422/e401790/causa-verde

audio 3

Objetivo: Consciencializar a comunidade para o facto do lixo marinho ser uma preocupação na nossa ilha e responsabilidade de todos.

 

 

Atividade 2: 

Vídeo + áudio + debate alargado (moderado por alunos da turma 10.09)

Sala de conferências na semana dos clubes e das atividades desenvolvidas na escola, no 3.º período.  ( Pré-inscrição das turmas e os alunos são obrigatoriamente acompanhados pelo menos por um docente. Duração: 60 minutos com  uma tolerância de + 15 minutos.)

Vídeo: https://www.rtp.pt/play/p5280/e441389/linha-da-frente

linha da frente -audio

Objetivo: Consciencializar para o problema do lixo marinho na nossa ilha.

 

Áudio: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/entrevista-a-paula-sobral/

entrevista

 

Após a visualização do vídeo e da escuta do audio., os alunos da turam 10.09 abrem o espaço debate sobre a pertinência do tema e o que podemos e devemos fazer para minimizar o problema.

 

Atividade 3: 

Exposição de cartazes interativos ou simplesmente informativos:

1) Jogo: o que depositar e o que não depositar!

Preparação:

Fazer  e recortar os desenhos em miniaturas  e em cartões ( tamanho A4)

Fazer 3 caixas para colocar as miniaturas com as 3 cores ou para aumentar grau de dificuldade colocar apenas numa caixa

Poster de cartão de grandes dimensões  dividido em três linhas ( verde, azul e amarelo) e três colunas ( Coluna 1: depositar, coluna 2 : desenho do ecoponto respetivo

Coluna 3: não depositar)

Ver figura.

Partilha /Execução: Os visitantes são desafiados a colar as miniaturas no Poster, nos locais respetivos.

                                     Caso acertem ganham uma sacola de pano para as compras.

 

Figura 1:jogo1

 

2) Cartaz interativo : Os principais plásticos e suas aplicações

C1C2

C3C4

Solução do desafio:df

3) Cartaz informativo

t1

t2

 

4) vídeo com os trabalhos das fases do sentir e  imaginar do grupo BC ( não conseguimos colocar neste projeto mas o grupo enviou o video por correio eletrónico às docentes.) 

1

inicio

 

 

 

 

 

ana

Ana

António

ca

fff

Jo

p

s

 

asasas

asaddgghjhj

fim

 

Divulgação das atividades no plano anual de escola e no Eco-escolas:

PAE

Divulgação no site da Escola secundária Jaime Moniz:

333