Skip to main content

Guardiões do Ambiente

Hosted by OSOS , contributed by Margarida Zoccoli on 5 July 2019

The Guardiões do Ambiente are students who passed through the environmental club and who stood out for the work developed and the ecological conscience that they demonstrate. The creation of this project was the starting point to help minimize some environmental problems of our school. In the present year they have developed their action around the problem that they considered urgent - the GARBAGE/WASTE.

Learning Objectives
Promote attitudes and behaviors of participation in the conservation and protection of the environment; Recognize the importance of practices that lead to the reduction and optimization of waste; Know ways of recovering waste

Na primeira reunião de trabalho, os guardiões chegaram à conclusão que o principal problema ambiental do CED era o lixo. Apontaram os locais mais problemáticos e levaram esta questão até às turmas, onde debateram o assunto nas aulas de cidadania.

 

foto

Do debate criado em cidadania, surgiram várias estratégias, a saber: cartazes elaborados pelas turmas do 8º ano, o papel de vigilantes ativos no 9º ano e colocação de contentores na horta para caroços e cascas de fruta que alimentam o compostor e o vermicompostor da horta. Os guardeões assumiram também o acompanhamento do processo de compostagem da horta.

Reunimos com a Eunice Maia, responsável pela mercearia Maria Granel, primeira loja “desperdício zero” em Portugal, e uma das pioneiras na Europa e no mundo, a dispensar as embalagens e a vender exclusivamente a granel, com vista a delinear um plano de atuação para o próximo ano letivo, envolvendo toda a comunidade educativa.

Para o próximo ano letivo iremos trabalhar em conjunto com a Maria Granel que promoverá consultoria neste projeto que levará o CED a ser um espaço mais ecológico onde o desperdício se deseja ZERO.

O projeto será divulgado periodicamente aos Encarregados de Educação e famílias; nos meios de comunicação e plataformas digitais da Casa Pia de Lisboa, Newsletter CPL e jornal do CED NSC; portal OSOS e divulgação nas redes sociais Maria Granel.