
Hosted by OSOS , contributed by nuclio on 29 February 2024
Este projeto envolveu os alunos das turmas B-3A, B-4A, C-1A, L-3A, L-4A, P-1A e P-3A, das Escolas de Barcouço, Casal Comba, Luso e Pampilhosa do 1º Ciclo Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Mealhada e os alunos das turmas de 3º e 4º anos da disciplina de Inglês do mesmo agrupamento.
A nossa sociedade é cada vez mais consumista, em que os alimentos processados e ultraprocessados não saudáveis estão cada vez mais à mão das nossas crianças. É imperativo que a escola seja cada vez mais um veículo capaz de mobilizar saberes e consciências, por forma a melhorar a alimentação das crianças, mobilizando a restante comunidade para a problemática da má alimentação, onde o desperdício alimentar, consumo de bebidas açucaradas e alimentos acima mencionados têm de ser combatidos.
O presente projeto pretende sensibilizar a comunidade, através dos alunos, para a mudança de comportamentos em prol de melhores hábitos alimentares e da importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável. Ainda contribui para a abertura da escola à comunidade, fomenta a partilha de vivências, de aprendizagens, de colaboração, de partilha entre docentes, entre alunos e comunidade.
Feel
Guidelines
Os alunos começaram por visualizar o filme “Dimensão S”.
O filme mostrava aos alunos que a saúde é prioritária. Através de música e de magia, uma fada ensina as crianças a compreender a importância da saúde e das escolhas alimentares. Zé, Chico e Ritinha são amigos inseparáveis e tiveram de estar unidos para superar uma prova e ajudar o Zé a evitar uma doença provocada pelas guloseimas e pela falta de exercício físico.
Depois da visualização do filme, que serviu de motivação, os alunos debateram o assunto tratado. Com o recurso à ferramenta digital Mentimeter, a temática da Alimentação Saudável foi a eleita como a que gostariam de aprofundar.
Após esta exploração, relativamente às suas preocupações sobre o tema, os alunos questionaram as suas famílias sobre o que as preocupa relativamente ao problema.
Após a seleção da temática, os alunos foram desafiados a responder a algumas questões:
- O que já sabemos sobre uma alimentação saudável?
- O que ainda não sabemos e podemos investigar?
- Quem nos pode ajudar a explorar este tema?
- Que projetos já existem na nossa escola que nos podem ajudar a resolver este problema?
Na disciplina de Inglês, os alunos foram convidados a entrar num Clube de Inglês virtual, para sentir e descobrir o que se encontra por trás de cada imagem.
Description
Os alunos conversaram com os seus familiares para perceber quais seriam as suas preocupações relativamente à alimentação e fizeram os seus registos. Seguidamente, apresentaram essas preocupações aos colegas da turma e elaboraram cartazes com o registo dessas preocupações da família e possíveis soluções para que ficassem visíveis para todos.
As famílias envolveram-se com os alunos na partilha dos jogos e das novidades do English Club, criando um ambiente saudável e de bem-estar.
Fizeram também as suas pesquisas em recursos disponibilizados pelos professores, nomeadamente, a “Roda dos Alimentos”, a “Pirâmide dos Alimentos” e diversos vídeos com dicas para um estilo de vida e alimentação saudável. Todas as pesquisas e conversas foram importantes para os alunos sentirem que tinham de fazer alguma coisa diferente que contribuísse para uma melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar.
Assim, sendo, sentiram-se preparados para passarem à fase seguinte.
Imagine
Guidelines
Após o visionamento do filme e da aplicação do Mentimeter, apresentaram-se propostas de temas para escolha dos alunos: estilo de vida saudável, alimentação saudável e doenças associadas a uma alimentação desequilibrada (má alimentação).
Dos resultados obtidos, destacaram-se dois temas: alimentação saudável e doenças associadas a uma alimentação desequilibrada (má alimentação).
Os alunos começaram a organizar o projeto, respondendo às seguintes perguntas:
- O que vamos fazer?
A primeira atividade foi solicitar um feedback dos pais sobre os temas, recolhendo, por escrito, as suas preocupações que posteriormente foram afixadas em cartaz, assim como, algumas sugestões de atividades e conselhos:
- Mercadinho das Crianças/Feira da Alimentação;
- Elaboração de cartazes (Roda dos Alimentos);
- Jogos;
- Livro de receitas;
- Apresentações orais (Inglês).
- Quem nos pode ajudar?
Solicitar ajuda a:
- Técnicos especialistas (nutricionista);
- Pais e famílias;
- Comissão de Pais.
- Como vamos fazer a divulgação?
- Elaborar cartazes para o Mercadinho das Crianças/Feira da Alimentação
- Divulgar em redes sociais (Plataforma Teams, Facebook CEP)
- Que materiais vamos precisar?
- Material de escrita;
- Cartolinas;
- Folha EVA;
- Materiais reutilizados (revistas, embalagens de produtos, …)
- Computador portátil;
- Máquina fotográfica;
- Internet;
- Fontes orais.
Description
Com a ajuda dos professores, assistentes operacionais e encarregados de educação, os alunos imaginaram realizar o “Mercadinho das Crianças” e a “Feira da Alimentação”. Para tal, sugeriram que fossem feitas pesquisas de panfletos online para elaboração do preçário; recolhas de produtos da época doados pelos familiares ou outros elementos da comunidade; organização e exposição dos produtos; realização de pesagens e a exploração da literacia financeira.
Propuseram ainda, a elaboração das Roda/Pirâmide Alimentar, onde se utilizassem diversos materiais: embalagens, revistas/panfletos, massa de modelar e ferramentas digitais.
Idealizaram criar jogos e livros em formato digital.
Create
Guidelines
Para a concretização das atividades “Mercadinho das Crianças” e a “Feira da Alimentação” foi disponibilizado, nos respetivos estabelecimentos de ensino, um espaço comum com cestos, caixas, caixotes para organização dos produtos alimentares, etiquetas para colocar os preços e balanças para realizar pesagens. Fez-se a distribuição de tarefas, em grupo, de acordo com o que ficou decidido durante a discussão orientada e os interesses manifestados pelos alunos.
Após a criação dos materiais, como cartazes, Roda dos Alimentos, Pirâmide Alimentar e a organização do mercadinho / feira, pretendeu-se divulgar e partilhar as ações realizadas pelos alunos, tendo em conta as respostas às seguintes questões:
- Quem nos pode ajudar a criar os materiais?
- Que formato vamos utilizar?
- Como vamos partilhar as nossas mensagens?
Os professores foram orientadores e facilitadores neste processo. Sob a sua orientação, os alunos contactaram com várias ferramentas digitais, com diferentes formatos: Word, PowerPoint, Padlet, Quizizz, LearningApps, Wordwall, Genialy, Calameó e StoryJumper.
Na disciplina de Inglês, as professoras organizaram um clube com desafios e atividades interativas, realizaram um brainstorming com sugestões temáticas e promoveram workshops de algumas ferramentas digitais.
Description
A estratégia dos alunos foi envolver as famílias e a comunidade neste projeto, através da organização de “mercadinhos” nas respetivas escolas, na construção de livros de receitas digitais e na participação em Workshops.
Os alunos utilizaram os computadores portáteis para a elaboração de cartazes com dicas para uma alimentação saudável, com a finalidade de sensibilizar a comunidade educativa no dia do mercadinho / feira. Com a ajuda dos professores e assistentes operacionais, construíram a Roda dos Alimentos e a Pirâmide Alimentar.
Após a criação dos materiais, como cartazes, Roda dos Alimentos, Pirâmide Alimentar e organização do mercadinho / feira, pretendeu-se divulgar e partilhar as ações realizadas referentes a uma alimentação saudável. Fizeram gravações de áudio no Padlet do projeto sobre a Roda dos Alimentos e dicas para uma boa alimentação.
Os alunos criaram livros digitais com receitas, sobremesas e lanches envolvendo as famílias na escolha, recolha e confeção de refeições saudáveis, utilizando as ferramentas digitais Word, PowerPoint, Calaméo e StoryJumper.
Para partilhar com os colegas as suas aprendizagens de forma interativa, alguns alunos criaram jogos digitais com orientação dos professores, utilizando as ferramentas digitais Quizizz, LearningApps e Wordwall.
Na disciplina de Inglês, os alunos orientaram as suas pesquisas e criaram a sua apresentação oral, utilizando a ferramenta digital que lhes fosse mais acessível.