Overslaan en naar de inhoud gaan

Separar os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s) com eficácia

Het probleem
Falta de eficácia na separação dos resíduos sólidos da escola
The solution
Campanha de sensibilização e brigadas de recolha
The prototype
Esboço físico e/ou digital dos folhetos, vídeos e outros recursos materiais
The societal actors
Valorlis, comunidade escolar, Clube Ciência Viva

Hosted by SALL , contributed by Gaio-Oliveira on 10 May 2023

A Escola Básica Guilherme Stephens localiza-se na cidade da Marinha Grande, a 12 Km de Leiria e é frequentada por alunos dos 3 ciclos do ensino básico (1º, 2º e do 3º ciclo). Temos observado que, nos espaços exteriores, se encontram diferentes tipos de resíduos sólidos (lixo) no chão e que a separação dos resíduos sólidos nem sempre é feita corretamente.

Este projeto irá focar-se na prevenção da produção de resíduos, na separação e recolha seletiva dos resíduos produzidos na escola e na comunidade escolar (papel, plástico, metal, biorresíduos e óleos alimentares) com maior eficácia (fazer a tarefa certa, completar atividades e alcançar metas).

Será ainda dada relevância à promoção do uso dos materiais provenientes de resíduos (combustível derivado de resíduos, composto, recicláveis recuperados, biogás ), de modo a contribuir para o aumento da prevenção, reciclagem e outras formas de valorização dos resíduos urbanos, com a consequente redução de consumo de matérias-primas naturais de recurso limitado.

Protótipo:

Esboço físico e/ou digital dos folhetos, vídeos e outros recursos materiais

Os alunos e os parceiros terão oportunidade de explorar o protótipo de forma a perceberem qual é a sua finalidade e quais as suas funções, tendo depois a liberdade para dar o seu feedback e melhorar.

O protótipo será testado na comunidade escolar, numa aula de Oficina de Projeto ou de Ciências Naturais, onde grupos de alunos irão apresentar a sua “Campanha de Sensibilização” e receber o feedback dos colegas e dos professores. Para tal poderão partilhar um QR code ou um link com um pequeno questionário, partilhado no Teams, onde serão solicitados os pontos positivos, pontos negativos, erros e observações.

 

Parceiros:

Assistentes Operacionais da Escola, professores, alunos da escola, pais e encarregados de educação, Direção do Agrupamento, Coordenação da Escola, Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola, Clube Eco-Escola, Clube Ciência Viva da Escola, Junta de Freguesia da Marinha Grande, Câmara Municipal da Marinha Grande, Valorlis - Valorização e Tratamento De Resíduos Sólidos, S.A

1- Elaborar uma campanha de sensibilização com pequenos folhetos/panfletos, vídeos e notícias para a página web, para o Jornal do Agrupamento e Jornal da Cidade.

2- Organizar “brigadas” para recolher os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU’s) produzidos na escola.