Pasar al contenido principal

Escola Verde

Hosted by OSOS , contributed by spmenezes on 15 July 2019

O projeto Escola Verde pretendeu desenvolver nos alunos a capacidade de observação e de reflexão sobre o mundo, incluindo a escola. Partindo da disciplina Articulação de Saberes, e utilizando a metodologia Inquiry Based Science Education, os alunos identificaram problemas relacionados com a limpeza do espaço escolar, o ruído e a inexistência de vegetação. Planearam soluções em parceria com empresas da zona, a autarquia e a Associação de Pais e Encarregados de Educação.

 

Professores:

Susana Serra, Pedro Afonso, Nuno Simões, Cláudia Lemos, Teresa Ismael, Sílvia Menezes e Maria João Pimentel

Learning Objectives
Requalificar o espaço escolar

Os alunos identificaram problemas relacionados com a limpeza do espaço escolar, o ruído e a inexistência de vegetação. Planearam soluções em parceria com empresas da zona, a autarquia e a Associação de Pais e Encarregados de Educação.

Privilegiando o trabalho colaborativo e interdisciplinar, os alunos dinamizaram uma campanha para a redução do lixo na escola, criaram um anúncio para a rádio Moinhos e cartazes sobre reciclagem, plantaram árvores e construíram um jardim de aromáticas, estudaram a origem das várias sementes. Fomentaram-se competências indispensáveis para o exercício de uma cidadania plena, ativa e criativa, esperando que o projeto alcance impactos a nível da perceção global do mundo.

A Biblioteca escolar contribuiu para o projeto através da dinamização, junto de todas as turmas do 5º ano (8 turmas) a atividade “Ler+ Ciência”. Partindo de uma história da coleção “Clube dos Cientistas”, de Maria Francisca Macedo, os alunos, em grupo, realizaram duas experiências relacionadas com os conteúdos “Constituintes da Flor” e “Metamorfoses dos Seres Vivos – Artémias”, a partir de um protocolo que lhes foi distribuído.

Ao nível de escola notou-se uma alteração de comportamento dos alunos das outras turmas, que no início destruíam e não respeitavam os canteiro e as plantações, mas que, com o tempo, alteraram a sua atitude e passaram a não destruir o espaço. De tal modo esta observação foi significativa, que se tentará envolver, no próximo ano letivo, mais 5ºs anos neste projeto. Foi também importante observar que estes alunos, na sua maioria, não tinham qualquer contacto com o trabalhar a terra e foi observável o prazer que foram ganhando em cuidar das plantas e do espaço, muitas vezes por iniciativa própria e fora do tempo letivo.  

Este trabalho foi realizado em colaboração com outras 2 turmas de 5º ano: a turma H e a turma F.