Hosted by OSOS , contributed by cristinamacieira on 16 May 2019
O projeto pretende resolver o problema no acesso à Escola EB 2,3 de Soeiro Pereira Gomes.
Feel
Etapas realizadas
1-Os alunos, acompanhados das professoras de Ciências Naturais e de Físico-Química, realizaram uma visita ao espaço exterior da escola e espaço envolvente, com recolha de imagens

2- Após a visita procederam à identificação dos problemas da escola e do seu espaço envolvente:
- Lixo espalhado nos recreios da escola;
- Pavimento da escola danificado;
- Espaço atrás no bloco A (frente da escola) sem aproveitamento;
- Passeio de acesso à escola muito estreito;
- Largo da igreja de N. S. de Fátima, sem aproveitamento;
- Espaço entre a ribeira e a estrada de acesso à escola sem aproveitamento;
- Urbanização Cruz de Pau (junto à escola) com poucas passadeiras para peões;
- Paredes riscadas;
- Vidros partidos nos balneários do pavilhão Gimnodesportivo da escola;
- Desperdício de água nas instalações sanitárias da escola;
- Balneários do pavilhão Gimnodesportivo em mau estado.
3- Os problemas identificados foram apresentados na ferramenta Tricider, acompanhados de uma foto elucidativa:
https://www.tricider.com/admin/2YMtSiN8pa7/1pCOT10es5R
4- A turma votou e selecionou, para resolução o problema:
Espaço entre a ribeira e a estrada de acesso à escola sem aproveitamento e o passeio de acesso à escola muito estreito.
Este problema mereceu a atenção dos alunos porque é um espaço percorrido diariamente pela maioria dos elementos da escola, não tem condições de acessibilidade, uma vez que o passeio é demasiado estreito e também porque no inverno, facilmente, quem o usa fica molhado, devido ao trânsito automóvel. Paralelamente a este estreito passeio há um espaço, entre este e a ribeira de Santo António, que podendo ser usado no verão, não o pode ser no inverno, pois o terreno é lamacento. Este problema é há muito sentido por toda a população escolar e já foi objeto de apreciação das entidades responsáveis, sem resolução concretizada.
5- A turma selecionou um nome para o projeto - UM PERCURSO PARA A SOEIRO e por consenso pretendem que as entidades Câmara Municipal de VFX e Junta de Freguesia de Alhandra, S. João dos Montes e Calhandriz procedam ao arranjo e melhoramento do espaço entre a ribeira de S. António e a Estrada de Arruda, criando um acesso à escola, protegido dos veículos automóveis.
6- Os alunos endereçaram uma carta, na aula de Português, à Diretora do Agrupamento de escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes para autorização dos contactos com as entidades: Câmara Municipal de VFX e Junta de Freguesia de Alhandra, S. João dos Montes e Calhandriz.
7- Foram enviados os pedidos de reuniões para as entidades já referidas.
8- O projeto foi apresentado em reunião de Conselho Pedagógico e em reunião de Conselho de Turma.
Imagine
9- As professoras de Matemática e Educação Visual, disponibilizaram-se para proceder, com os alunos, à medição do espaço e à elaboração de um projeto, constituindo-se, os alunos, como parte do processo de solução.
10- No dia 28/01, na aula de Educação Visual, os alunos do 9º B iniciaram o projeto de requalificação do espaço entre a Ribeira de St. António e a estrada de Arruda.
11- No dia 11/02 os alunos do 9ºB realizaram, na escola, durante uma aula de Educação Visual, uma reunião com a Arquiteta da Câmara Municipal, Catarina Conde, e na presença das professoras Cristina Macieira, Fernanda Almeida, Cidália Graça e Luísa Manso, com o objetivo de dar a conhecer o problema alvo de resolução - Espaço entre a ribeira e a estrada de acesso à escola sem aproveitamento e o passeio de acesso à escola muito estreito.
12- Os alunos do 9º B continuaram, na aula de Educação Visual, o projeto de requalificação do espaço entre a Ribeira de St. António e a estrada de Arruda, de acordo com as diretrizes da Arquiteta, Catarina Conde.

Create
Os alunos do 9º B, na aula de Educação Visual, elaboraram projetos de requalificação do espaço entre a Ribeira de St. António e a estrada de Arruda, em diversas formas, incluindo o formato digital.
No dia 25 de março os alunos do 9ºB entregaram, ao Presidente da União de Freguesias, o Projeto para a requalificação do “UM PERCURSO PARA A SOEIRO”.