Skip to main content

Um percurso para a Soeiro

Hosted by OSOS , contributed by cristinamacieira on 16 May 2019

O projeto pretende resolver o problema no acesso à Escola EB 2,3 de Soeiro Pereira Gomes.

Learning Objectives
Promover o trabalho colaborativo; Desenvolver ações de cidadania ativa; Construir soluções para a melhoria do acesso à Escola; Desenvolver o espírito crítico.

Etapas realizadas

1-Os alunos, acompanhados das professoras de Ciências Naturais e de Físico-Química, realizaram uma visita ao espaço exterior da escola e espaço envolvente, com recolha de imagens

 foto   foto

2- Após a visita procederam à identificação dos problemas da escola e do seu espaço envolvente:

- Lixo espalhado nos recreios da escola;

- Pavimento da escola danificado;

- Espaço atrás no bloco A (frente da escola) sem aproveitamento;

- Passeio de acesso à escola muito estreito;

- Largo da igreja de N. S. de Fátima, sem aproveitamento;

- Espaço entre a ribeira e a estrada de acesso à escola sem aproveitamento;

- Urbanização Cruz de Pau (junto à escola) com poucas passadeiras para peões;

- Paredes riscadas;

- Vidros partidos nos balneários do pavilhão Gimnodesportivo da escola;

- Desperdício de água nas instalações sanitárias da escola;

- Balneários do pavilhão Gimnodesportivo em mau estado.

3- Os problemas identificados foram apresentados na ferramenta Tricider, acompanhados de uma foto elucidativa:

https://www.tricider.com/admin/2YMtSiN8pa7/1pCOT10es5R

 

4- A turma votou e selecionou, para resolução o problema:

Espaço entre a ribeira e a estrada de acesso à escola sem aproveitamento e o passeio de acesso à escola muito estreito.

Este problema mereceu a atenção dos alunos porque é um espaço percorrido diariamente pela maioria dos elementos da escola, não tem condições de acessibilidade, uma vez que o passeio é demasiado estreito e também porque no inverno, facilmente, quem o usa fica molhado, devido ao trânsito automóvel. Paralelamente a este estreito passeio há um espaço, entre este e a ribeira de Santo António, que podendo ser usado no verão, não o pode ser no inverno, pois o terreno é lamacento. Este problema é há muito sentido por toda a população escolar e já foi objeto de apreciação das entidades responsáveis, sem resolução concretizada.

5-  A turma selecionou um nome para o projeto - UM PERCURSO PARA A SOEIRO e por consenso pretendem que as entidades Câmara Municipal de VFX e Junta de Freguesia de Alhandra, S. João dos Montes e Calhandriz procedam ao arranjo e melhoramento do espaço entre a ribeira de S. António e a Estrada de Arruda, criando um acesso à escola, protegido dos veículos automóveis.

6-  Os alunos endereçaram uma carta, na aula de Português,  à Diretora do Agrupamento de escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes para autorização dos contactos com as entidades: Câmara Municipal de VFX e Junta de Freguesia de Alhandra, S. João dos Montes e Calhandriz. 

7- Foram enviados os pedidos de reuniões para as entidades já referidas.

8- O projeto foi apresentado em reunião de Conselho Pedagógico e em reunião de Conselho de Turma.

9- As professoras de Matemática e Educação Visual, disponibilizaram-se para proceder, com os alunos, à medição do espaço e à elaboração de um projeto, constituindo-se, os alunos, como parte do processo de solução.

10- No dia 28/01, na aula de Educação Visual, os alunos do 9º B iniciaram o projeto de requalificação do espaço entre a Ribeira de St. António e a estrada de Arruda.

11- No dia 11/02 os alunos do 9ºB realizaram, na escola, durante uma aula de Educação Visual, uma reunião com a Arquiteta da Câmara Municipal, Catarina Conde, e na presença das professoras Cristina Macieira, Fernanda Almeida, Cidália Graça e Luísa Manso, com o objetivo de dar a conhecer o problema alvo de resolução - Espaço entre a ribeira e a estrada de acesso à escola sem aproveitamento e o passeio de acesso à escola muito estreito.

12- Os alunos do 9º B continuaram, na aula de Educação Visual,  o projeto de requalificação do espaço entre a Ribeira de St. António e a estrada de Arruda, de acordo com as diretrizes da Arquiteta, Catarina Conde.

foto   foto

Os alunos do 9º B, na aula de Educação Visual,  elaboraram projetos de requalificação do espaço entre a Ribeira de St. António e a estrada de Arruda, em diversas formas, incluindo o formato digital.

 No dia 25 de março os alunos do 9ºB entregaram, ao Presidente da União de Freguesias, o Projeto para a requalificação do “UM PERCURSO PARA A SOEIRO”.

Apesar do envolvimento dos alunos, professoras e Presidente da União de freguesias de Alhandra, S. João dos Montes e Calhandriz, a concretização do projeto não deverá acontecer durante este ano letivo, pois tem havido alguma dificuldade de articulação com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. 

Contudo a problemática foi debatida na Assembleia Jovens do concelho.