Skip to main content

TOCS – Transformação de óleo em combustível e sabão

Hosted by OSOS , contributed by Ana Paula on 5 July 2019

Este trabalho encontra-se a ser desenvolvido por alunos de Físico-Química do 8º ano. Pretende-se com este projeto envolver a comunidade na recolha e óleos usados e na sua posterior transformação em biodiesel e em sabão. O combustível obtido será utilizado num veículo que será construído pelos alunos. Para a produção de sabão pretendemos recorrer à sabedoria de familiares mais idosos dos alunos, que se deslocarão à nossa escola para demonstrar o método que utilizavam e, alguns ainda utilizam, na produção de sabão. Os alunos vão produzir sabão e sabonetes diversificados, utilizando os óleos usados, com uma abordagem científica que lhes permitirá aprofundar conhecimentos de química tais como, pH, reações químicas, reagentes e produtos de uma reação, velocidade das reações químicas, …

Learning Objectives
Participar em ações cívicas relacionadas com o papel central da Física e da Química no desenvolvimento tecnológico e suas consequências socioambientais

O projeto tem como objetivos:

  1. Participar em ações cívicas relacionadas com o papel central da Física e da Química no desenvolvimento tecnológico e suas consequências socioambientais
  2.  Propor abordagens diferentes de resolução de uma situação-problema
  3. Criar situações que levem à tomada de decisão para uma intervenção individual e coletiva conducente à sustentabilidade da vida na Terra.
  4. Analisar conceitos, factos e situações numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar.
  5. Reforçar a importância da reciclagem
  6.  Realizar transformações químicas
  7. Medir valores de pH
  8. Reconhecer a importância do conhecimento empírico
  9. Fomentar a cooperação intergeracional

 

Após discussão, os alunos entenderam que os óleos usados nas cozinhas das suas casas e na cantina da Escola poderiam ser reutilizados.  Depois do debate/discussão chegaram à conclusão que os óleos velhos podiam ser transformados em combustível e em sabão.

A produção de sabão com gorduras usadas foi prática corrente na sociedade rural, que os alunos entenderam poder ser recriada recorrendo ao conhecimento empírico das gerações mais idosas, associada à produção de sabão num contexto de laboratório de química.  A par da produção de sabão/sabonete surgiu a ideia de produzir biodiesel e de construir um veículo onde este biodiesel possa ser utilizado. Os alunos comprometeram-se a recolher os óleos alimentares usados nas suas casas.

foto

Os alunos produziram biodiesel seguindo um protocolo laboratorial fornecido pela professora. A fase de construção do veículo ainda está a decorrer.

Os alunos pesquisaram protocolos laboratoriais conducentes à produção de sabão/sabonetes.

A colaboração com a Associação Cscr Lamegal ( Centro de dia e lar de idosos) e o projeto “Ser para o SER, Inclusão no coração” permitiu recuperar a tradição e o conhecimento empírico da produção de sabão. Esta atividade foi uma excelente forma de convivência intergeracional e serviu para mostrar que a Ciência não se faz só no laboratório.

foto

Página do projeto Ser para o SER, Inclusão no coração - http://twixar.me/Wnn1

Os alunos vão comunicar os resultados à comunidade escolar, onde serão mostrados os sabões/sabonetes produzidos e o veículo movido a biodiesel construído.  Esta comunicação irá decorrer na sede da associação Cscr Lamegal. Desta forma contribuímos para a inclusão social dos utentes da Associação Cscr Lamegal.