Skip to main content

Infraestruturas de inclusão social, na cidade

Hosted by OSOS , contributed by ManuelaLopes on 9 July 2019

Na escola Augusto Gil está a ser dinamizado o projeto “Infraestruturas de inclusão social na cidade”, com a Ciência Viva e na turma B do 9º ano de escolaridade, tendo como objetivos principais identificar problemas de autonomia de pessoas com deficiência e propor soluções para melhorar a qualidade de vida das mesmas.

Numa fase inicial, os alunos do 9ºB visitaram a Sala de Multideficiência e procuraram identificar, na escola, obstáculos enfrentados por colegas com dificuldades de mobilidade, tendo sido salientada a impossibilidade de acesso dos mesmos à Biblioteca, ao Ginásio e às salas de Ciências. Com o apoio da professora especializada foram discutidas algumas hipóteses para melhorar a autonomia de portadores de diferentes tipos de deficiência, no espaço escolar, e os alunos da turma registaram as conclusões de forma empenhada, tendo manifestado preocupação e interesse pelos problemas enfrentados pelos colegas.

Fora da escola, foram também diagnosticados obstáculos à mobilidade de pessoas com deficiências físicas e foram avaliadas potencialidades da cidade se tornar mais verdadeiramente inclusiva.

Pretendeu-se que os alunos elaborassem um relatório sobre os resultados do projeto e espera-se que, no futuro, a sociedade desenvolva um efetivo sentimento de solidariedade colaborativa, permitindo que os portadores de deficiência descubram potencialidades de trabalho eficiente nas áreas da sua preferência e as desenvolvam com vista a uma vida autónoma onde a empregabilidade surja por mérito, com vantagens para todos.

Learning Objectives
O objectivo principal é identificar problemas de autonomia de pessoas com deficiência e propor soluções para melhorar a qualidade de vida das mesmas.

Na escola, foram identificados diversos obstáculos à mobilidade de alunos portadores de deficiência física.

Na cidade, foram identificados obstáculos à mobilidade autónoma de cegos e amblíopes bem como a pessoas em cadeira de rodas.

foto

Para resolver os problemas identificados na escola, os alunos refletiram em grupo em busca de soluções.

Para resolver os problemas identificados na cidade, na envolvente da escola, os alunos tiraram algumas fotografias em diferentes locais, fizeram uma análise crítica com base nas mesmas e pensaram em redigir uma carta a enviar à CMP.

foto

Na escola, os alunos planearam a existência de algumas rampas de acesso e colocaram a hipótese de colocação de um elevador num local da escola. Propuseram também que a Biblioteca e um laboratório fossem deslocados para o rés-do-chão do edifício.

A proposta referida será oportunamente apresentada à Direção da escola. A proposta apresentada pretende também alertar para o mesmo problema em outras escolas, enfatizando que os alunos portadores de deficiência devem ter boas condições de acesso a locais públicos de relevante importância para o seu enriquecimento cultural e para a sua integração social.