Hosted by OSOS , contributed by Gilberto on 11 July 2019
As tendências actuais, em matéria de princípios, politicas e praticas educativas, vão claramente no sentido da promoção da escola para todos, da escola inclusiva.
É sabido que o contacto com a Natureza revela um papel de extrema importância na vida do ser humano. A agricultura como actividade de lazer, ocupação dos tempos livres, ou até mesmo integrada nos currículos escolares proporciona ao aluno benefícios de nível cognitivo, sócio afectivo e motor. A Horta Pedagógica deverá visar o reaproveitamento do espaço exterior da escola, assim como proporcionar aos alunos o contacto com a Natureza através da realização de algumas actividades agrícolas.
É nesta perspectiva que surge este projecto, o qual será o início do caminho a percorrer para uma adequada transição para a vida activa. Conscientes que esta tarefa não será fácil devido aos interesses e às problemáticas de cada aluno, tudo se fará para a sua realização, contando com a colaboração e envolvimento de toda a comunidade educativa.
Feel
Objetivos específicos do projeto:
Manusear ferramentas de jardinagem;
Identificar comparar e classificar plantas;
Realizar experiências e observar formas de reprodução e crescimento das plantas (germinação e plantação…);
Registar dados na sala de aula;
Reconhecer a utilidade das plantas (alimentação, decoração…);
Identificar alguns factores de ambiente que condicionam a vida das plantas;
Implementar a horta biológica;
Respeitar regras de trabalho.
O espaço exterior da escola (Zonas verdes) está muito degradado. Após inquérito aos alunos, decidiu-se por começar a limpar e a cultivar o espaço que está junto da portaria da escola.
Imagine
Os alunos começaram por apresentar o problema à direcção da escola, solicitando o apoio para a aquisição de alguns utensílios de jardinagens.
Os alunos levaram informação para o exterior da escola (Encarregados de Educação e comunidade envolvente) sobre o projecto que pretendiam desenvolver.
Candidatura ao Projeto Férias na Cidade 16 +
Create
- Aquisição dos utensílios por parte da escola.
- A candidatura do Projeto Férias na Cidade 16 + foi aceite pela Camara Municipal da Amadora. Ao longo do mês de junho uma equipa de 10 jovens (idade compreendida entre os 14 e 18 anos), no horário das 09h00 às 13h00 estão a auxiliar na realização das seguintes tarefas:
Preparar o terreno, semear ervas aromáticas e plantar plantas hortícolas;
Monda e rega das plantas já existentes na horta;
Venda de produtos cultivados