Skip to main content

HawkRadon

Hosted by OSOS , contributed by Ana Paula on 5 July 2019

Este trabalho encontra-se a ser desenvolvido por alunos de Física do 12º ano. Pretendemos medir os níveis de radão no Concelho de Pinhel cujo contexto geológico, maioritariamente granítico, é favorável ao aparecimento do gás radão. Este projeto de investigação vai contar com a colaboração e orientação científica do LabExpoRad (Universidade da Beira Interior) e com o apoio da Câmara Municipal de Pinhel. Comprometemo-nos a comunicar os resultados das medições dos níveis de radão, na água e em edifícios selecionados, às entidades competentes. Os alunos vão participar ativamente em todo o processo, desde a colocação dos detetores, recolha de amostras de água, no trabalho laboratorial de determinação dos níveis de radão e na divulgação dos resultados.

Learning Objectives
Investigar, em trabalho de projeto, os núcleos atómicos e a radioatividade

O projecto teve como objectivos:

  1. Investigar, em trabalho de projeto, os núcleos atómicos e a radioatividade (contributos históricos, estabilidade nuclear e energia de ligação, instabilidade nuclear e emissões radioativas, fusão e cisão nucleares, fontes naturais e artificiais, efeitos biológicos e detetores, técnicas de diagnóstico que utilizam marcadores radioativos) e recorrendo às tecnologias digitais, comunicar as conclusões.
  2. Investigar, numa perspetiva intra e interdisciplinar, os motivos da perigosidade para a saúde pública da acumulação do radão nos edifícios.
  3. Medir os níveis de radão (água e ar), colocar detetores e recolher amostras de água.
  4. Realizar o trabalho laboratorial que permitirá medir os níveis de radão.
  5. Criar representações variadas da informação científica: relatórios, diagramas, tabelas, gráficos, equações, texto ou solução face a um desafio.
  6. Usar modalidades diversas para expressar as aprendizagens (por exemplo, relatórios, esquemas, textos, imagens, vídeos), recorrendo às TIC.
  7. Criar situações que levem à consciencialização do impacto na sociedade e no ambiente das diferentes áreas da física e da tecnologia.

 

O contexto geológico do concelho de Pinhel (distrito da Guarda), maioritariamente granítico é favorável ao aparecimento de radão. O radão é um gás incolor e inodoro, indetetável pelos sentidos, que em construções de estrutura granítica poderá encontrar-se em concentração elevada e poderá ser perigoso para a saúde. Este gás pode encontrar-se também presente nas águas. Na cidade de Pinhel existem vários edifícios públicos e casas de habitação de estrutura granítica e também cursos de água próximos de antigas explorações mineiras. 

 

Comprometemo-nos a levar a cabo um estudo científico, em parceria com o laboratório de investigação LabExpoRad, sediado na UBImedical, uma incubadora da Universidade da Beira Interior (UBI) e a comunicar os resultados das medições dos níveis de radão. Contamos com o apoio(logístico) da Câmara Municipal de Pinhel e com o apoio do geólogo do município. Os alunos contactaram os responsáveis do LabExpoRad com a finalidade solicitar a sua colaboração e pediram a colaboração da Câmara Municipal de Pinhel e solicitaram as autorizações para a colocação dos detetores.

Foram colocados detetores de radão em edifícios públicos e em habitações particulares; os detetores são mantidos durante 3 meses. Vamos recolher amostras de água, de fontanários públicos, da rede pública de abastecimento e de ribeiras/lagoas nas áreas envolventes de antigas explorações mineiras, do concelho de Pinhel.

foto  foto

Detetor colocado no edifício da Câmara Municipal de Pinhel      Detetor colocado numa das torres do castelo de Pinhel

 

Comprometemo-nos a comunicar os resultados das medições dos níveis de radão, na água e em edifícios selecionados, às entidades competentes. Caso sejam detetados níveis de radão acima dos valores aceitáveis, serão indicadas formas de resolução do problema.