Hosted by OSOS , contributed by Nila on 5 June 2020
Breve descrição:
Ao desenvolver o projeto HIDROSFERA, os alunos vão descobrir formas de contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta. Atualmente a qualidade e gestão da água bem como a proteção da vida marinha, são dois dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a ser alcançados, por todos os países, até 2030.
Para compreender a importância da água na vida de todos os habitantes da Terra e como devemos agir, para conseguir mantê-la em condições para as gerações vindouras, os alunos irão empreender investigações, de forma colaborativa. As possíveis soluções encontradas deverão ser divulgadas, de forma a incentivar a comunidade a manter o nosso planeta azul.
Disciplinas (8.º ano): Ciências Naturais, Físico-Química, Geografia.
Interdisciplinaridades possíveis: Matemática, Português, Inglês, Educação Visual, TIC.
Entidade parceira: Cascais Ambiente (CMC).
O Projeto HIDROSFERA (3.º ciclo) inclui os seguintes (sub)projetos:
SENSIBILIZAR PARA A QUALIDADE DA HIDROSFERA
Palavras-chave: Hidrosfera, Gestão de recursos; Temperatura, Densidade, pH, salinidade.
Objetivos de aprendizagem: Empreender pesquisa para conhecer e compreender o que nos rodeia; Compreender a importância da correta gestão dos recursos; Promover competências de criatividade e de argumentação; Desenvolver trabalho colaborativo e interdisciplinar; Elaborar artigo ou cartaz para sensibilizar a comunidade.
MICROPLÁSTICOS
https://portal.opendiscoveryspace.eu/pt/osos-project/hidrosfera-3o-ciclo-microplasticos-858533
O LIXO QUE VAI PARAR NO MAR
https://portal.opendiscoveryspace.eu/pt/osos-project/hidrosfera-3o-ciclo-o-lixo-que-vai-parar-no-mar-859428
ZONAÇÃO INTERTIDAL
https://portal.opendiscoveryspace.eu/pt/osos-project/hidrosfera-3o-ciclo-zonacao-intertidal-860291
ANÉMONAS
https://portal.opendiscoveryspace.eu/pt/osos-project/hidrosfera-3o-ciclo-anemonas-859429
ARTRÓPODES
https://portal.opendiscoveryspace.eu/pt/osos-project/hidrosfera-3o-ciclo-artropodes-860292
AVENCAS NA COSTA
https://portal.opendiscoveryspace.eu/pt/osos-project/hidrosfera-3o-ciclo-avencas-na-costa-860294
ÁGUA NO ROUPEIRO
EXPERIÊNCIAS COM ÁGUA
Αισθάνομαι
(Observação: A informação dos alunos foi colocada pelos professores, pois devido à pandemia Covid 19, não o puderam fazer nas aulas.)
Nas disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química, foram tratados os temas: propriedades físico-químicas da água, estrutura dos ecossistemas; fatores abióticos e bióticos; ecossistema em equilíbrio dinâmico; cadeias e teias alimentares, serviços dos ecossistemas, recursos naturais, gestão sustentável dos recursos naturais. Os alunos começaram por levantar questões relativas ao subsistema Hidrosfera, para as quais foram dinamizadas atividades, que permitissem consolidar e conectar os conhecimentos prévios, com os recentemente adquiridos. Desta forma os alunos ganharem autonomia para levar a cabo as suas próprias investigações.
Após as visitas de estudo ao Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (onde resolveram o “Mistério Sustentável”) e à Praia das Avencas, os alunos depararam-se com desafios relacionados com o aquecimento global e a extinção de algumas espécies.
Num dos artigos que analisaram - “MAIS 1,5 GRAUS CELSIUS E O BACALHAU PODE DESAPARECER”, os alunos perceberam que a medição e controlo de fatores como, a Temperatura, o pH (medida do grau de acidez ou alcalinidade) e a Densidade (relacionada com a salinidade) da água, é determinante para a sobrevivência das espécies.
Após a análise da Carta Europeia da Água e a apresentação sobre os oceanos, por técnica da Cascais Ambiente” (C.M.C.), no âmbito dos projetos “Escolas no mar” e “Saber escolher é ser sustentável”, vários alunos demonstraram interesse em aprofundar o tema da preservação e poupança da água, para a vida no planeta.
Segundo a Associação Natureza Portugal – WWF, estima-se que cada português gasta em média 120 litros de água por dia, 80% dela é utilizada no autoclismo, no banho e na lavagem da roupa. A adoção de medidas preventivas, com base numa supervisão dos recursos, o fomentar de uma cultura de poupança e o uso eficiente da água são, no geral, as medidas sugeridas pela ANP-WWF, alertando que as reservas de água doce são um recurso esgotável, não chegando a 700 milhões de pessoas no mundo.
A mesma Associação informa que a espessura do Ártico diminuiu, aproximadamente 40% nos últimos 30 anos estimando que a temperatura suba entre 0,3 a 0,7.º C, até 2035. A acidez dos oceanos tem aumentado, devido à absorção das emissões de CO2, o que afeta os ecossistemas e os seus serviços e recursos naturais.
Tendo em conta a capacidade da Terra de regenerar os recursos naturais, são utilizados vários indicadores ambientais, como a pegada ecológica, permitindo estimar o impacto que o estilo de vida atual exerce sobre o planeta.
Para saber mais:
https://www.zoo.pt/pt/blog/aprender/dia-nacional-da-gua-a-escassez-de-agua-em-portugal/
http://www.fao.org/sustainable-development-goals/goals/goal-6/en/.
http://css.snre.umich.edu/factsheets/climate-change-science-and-impacts-factsheet.
https://www.pegadamunicipios.pt/
https://www.footprintnetwork.org/
Φαντάζομαι
(Observação: A informação dos alunos foi colocada pelos professores, pois devido à pandemia Covid 19, não o puderam fazer nas aulas.)
Os alunos planificaram em grupo a sua investigação, em torno das questões problema por si levantadas e delinearam os objetivos do seu projeto.
Objectivos do projecto:
- Utilizar instrumentos de medida de propriedades físico-químicas.
- Analisar propriedades físico-químicas em amostras de água: temperatura, densidade, pH.
- Registar e discutir os resultados encontrados.
- Construir instrumento de divulgação (artigo ou cartaz) com a pesquisa realizada.
- Sensibilizar a população a agir individualmente.
Planificação – Grupo A
Questão problema:
Como medir as propriedades físico-químicas da água que podem pôr em causa a sobrevivência de algumas espécies?
Material:
- Densímetro
- Termómetro
- Fita de indicador universal
- Material corrente de laboratório (pipetas conta gotas, vidro de relógio, gobelés)
Metodologia:
1- Recolher amostras de água do mar, da torneira e destilada
2- Organizar o material necessário para a execução laboratorial.
3- Registar os dados.
4- Discutir resultados e comparar com valores teóricos.
Planificação – Grupo B
Questão problema:
Como cada um pode pôr em risco os ecossistemas marinhos?
Material:
- Folha de registo
- Câmara fotográfica
Metodologia:
Antes da planificação
1- Pesquisar sobre o que ameaça a praia das Avencas.
Trabalho de campo na praia
2- Durante o tempo da visita, identificar situações de risco que prejudicam o ecossistema.
3- Tirar fotografias e fazer registos do que conseguirmos.
Depois do trabalho de campo
4- Selecionar a informação significativa e escrever o artigo de divulgação.
5- Apresentar aos colegas da turma, a informação pesquisada.
6- Enviar o artigo para a CMC/Cascais Ambiente, para que seja divulgado na comunidade.
Planificação – Grupo C
Questão problema:
Qual a Pegada ecológica dos alunos, comparativamente à de cidadão português e do mundo?
Metodologia:
1- Pesquisar sobre o tema.
2- Calcular a pegada ecológica em https://www.footprintnetwork.org/.
3- Selecionar a informação significativa.
4- Elaborar cartaz de divulgação com o canva.com
5- Apresentar cartazes e debater com os colegas da turma, sobre o tema investigado (videoconferência).
6- Enviar o cartaz para a Cascais Ambiente (C.M.C.), para que seja divulgado na comunidade.
Δημιουργώ
(Observação: A informação dos alunos foi colocada pelos professores, pois devido à pandemia Covid 19, não o puderam fazer nas aulas.)
Grupo A
No laboratório, os alunos organizados em grupos, procederam à medição da temperatura, da densidade e do pH, de 3 amostras de água (do mar, da torneira e destilada).
Nesta atividade os alunos aprenderam a manipular os instrumentos necessários para executar o controlo da qualidade de propriedades físico-químicas da água. Compreenderam que, além da problemática do lixo, estudada por outros grupos, o aumento do CO2 na atmosfera, se reflete também no desequilíbrio da temperatura e nos níveis de acidez das águas.
Grupo B – Artigo “Avencas em Perigo!”
Após as observações na praia das Avencas, os alunos procederam ao tratamento da informação pesquisada e redigiram artigo, com a informação que acharam mais relevante, de forma a conseguir sensibilizar a comunidade para a questão escolhida.
Cartazes do grupo C – Quantos planetas precisamos?
Após tratamento da informação pesquisada, os alunos deste grupo propuseram-se a fazer cartazes com a informação que acharam mais relevante, de forma a conseguir sensibilizar a comunidade para a questão escolhida. Para tal tiveram de calcular a sua Pegada ecológica.
Cartaz C1 – À volta do conceito de Pegada ecológica…
Cartaz C2 – Cálculo da Pegada ecológica dos alunos, comparativamente à do país e do mundo.