Hosted by OSOS , contributed by Gil on 22 July 2019
Nas últimas décadas têm surgido diversas investigações que sustentam a importância pedagógico-didática da história no desenvolvimento da aprendizagem das Ciências, em particular da história da matemática. Na verdade, são apontadas diferentes formas e ideias sobre o papel que a história da matemática pode desempenhar no ensino e aprendizagem da matemática.
Com este projeto, pretende-se proporcionar o contacto dos alunos com a história da matemática, recorrendo-se a registos históricos, nomeadamente, a problemas retirados da história da matemática, visto que soluções históricas levam os alunos a procurar e a desenvolver, individualmente, formas simples de raciocínio. Os diferentes pontos de vista que são possíveis apresentar em contextos históricos dão aos alunos a oportunidade para desenvolverem a arte de discutir, justificar as suas próprias opiniões e apresentarem o seu próprio raciocínio aos outros.
Pretende-se assim, com este projeto, envolver os alunos em contextos de trabalho que integrem a história da matemática e que lhes permita desenvolver diferentes capacidades não apenas associadas, unicamente, ao seu desenvolvimento matemático, mas também competências de leitura, escrita, pesquisa, análise e comunicação, promovendo, portanto, uma forma diferente de fazer divulgação matemática.
Αισθάνομαι
Uma vez que a Escola deve promover uma cultura científica, tendo como principal objetivo “pôr a ciência em cultura” (de acordo com o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória), no projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Pinheiro, o fomento da cultura científica surge como uma das áreas de intervenção prioritária integrando o domínio da qualidade da vida escolar e da integração comunitária. Nesse sentido, a implementação do projeto “História da matemática: uma jornada através do mundo da Ciência” concorre para alcançar os objetivos traçados no projeto educativo do agrupamento:
– compreender as condições históricas, sociais e culturais da produção do conhecimento científico e tecnológico e das competências a eles associadas;
– mobilizar a compreensão de fenómenos científicos e técnicos e da sua aplicação para dar resposta aos desejos e necessidades humanas, com consciência das consequências éticas, sociais, económicas e ecológicas;
– estabelecer relações entre arte, literatura, ciência e tecnologia;
– agregar diferentes conhecimentos para desenvolver projetos transdisciplinares, estudos, novas ideias e soluções, em interação com os outros ou em reflexão pessoal;
– desenvolver a autonomia, o pensamento reflexivo, crítico e criativo, procurando novas soluções e aplicações;
– integrar a cultura científica no trabalho escolar e currículo, ligando conhecimentos, espaços e tempos;
– participar em projetos nacionais e internacionais;
– representar a Escola em seminários, fóruns e outros eventos de divulgação científica, quer a nível nacional quer a nível internacional.
Φαντάζομαι
Em contexto de sala de aula, ao longo do ano, foram implementadas diversas tarefas do âmbito da história da matemática envolvendo a análise de questões, problemas ou respostas históricas, a partir de fontes primárias ou de textos reconstruídos em linguagem atual, constituindo uma forma de fornecer aos alunos métodos alternativos de resolução, com o objetivo de desenvolver pensamento, comunicação e argumentação matemáticas. Na verdade, permitir aos alunos comparar as suas estratégias de resolução com as originais é uma forma interessante não só de os levar a compreender os diferentes processos matemáticos, mas também de confrontarem as suas próprias conjeturas, bem como os argumentos e as estratégias de resolução utilizadas por matemáticos do passado.
A acompanhar este trabalho de sala de aula, os alunos, em casa, completavam as pesquisas procurando relacionar a temática abordada com outras áreas da Ciência.
Δημιουργώ
Uma vez que a maioria do trabalho foi realizado em contexto de sala de aula, os diferentes problemas propostos foram resolvidos em trabalho de grupo.
Na verdade, o contacto com a história da matemática permite o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, raciocínio matemático e comunicação matemática. Soluções históricas levam os alunos a procurar e a desenvolver individualmente, formas simples de raciocínio. Os diferentes pontos de vista presentes em contextos históricos dão aos alunos a oportunidade para desenvolverem a arte de discutir, justificar as suas próprias opiniões e apresentarem o seu próprio raciocínio aos outros coelgas. Os casos históricos encorajam, assim, os alunos a repetirem individualmente os esforços e tentativas de resolver problemas. Todas estas atividades são muito importantes para formar os conceitos matemáticos e desenvolver o pensamento matemático. Alunos envolvidos em contextos de trabalho que integrem a história da matemática desenvolvem, portanto, diferentes capacidades não apenas associadas, unicamente, ao seu desenvolvimento matemático, mas também competências de leitura, escrita, pesquisa, análise e comunicação, desenvolvendo e discutindo argumentos matemáticos.

